Como montar um cronograma capilar: Saiba mais aqui!

Você sabe o que é um cronograma capilar? Um cronograma capilar é uma rotina organizada de cuidados com o seu cabelo. Ele é estabilizado de acordo com seu tipo de cabelo e suas necessidades.

Essa rotina capilar é feita em 3 etapas que são: hidratação, reconstrução e nutrição. Cada etapa tem um objetivo específico e usa produtos diferentes para tratar os fios.

Para que serve o cronograma capilar ?

O cronograma capilar serve para repor os nutrientes que os cabelos perdem com as agressões do dia a dia, como sol, vento, poluição, química, chapinha, secador, etc. Seguindo um cronograma capilar adequado ao seu tipo de cabelo, você vai perceber que eles ficarão mais macios, brilhantes, fortes e saudáveis.

Quanto tempo tem que fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante 1 mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma .

No entanto, a duração do cronograma capilar também depende do estado do seu cabelo e dos resultados que você deseja alcançar. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.

Como montar um cronograma capilar?

Para montar o seu cronograma capilar, você precisa levar em conta alguns fatores, como o tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo), o grau de dano (leve, moderado ou severo), a frequência de lavagem (diária, alternada ou semanal) e os produtos que você vai usar (máscaras, óleos vegetais ou ampolas).

Dicas para um cronograma capilar potente

Além das informações citadas antes, também temos algumas dicas para obter o melhor resultado do cronograma capilar, veja!

Escolha os produtos certos para cada etapa do cronograma capilar

Você pode usar máscaras específicas para cada etapa ou potencializar as suas máscaras favoritas com ingredientes naturais ou industrializados.

O importante é saber quais são os ativos que cada etapa precisa. Para a hidratação, procure por produtos que tenham glicerina, aloe vera, pantenol, extratos vegetais ou frutas.

Para a nutrição, procure por produtos que tenham óleos vegetais, como coco, argan, abacate ou manteigas vegetais, como karité ou cacau. Para a reconstrução, procure por produtos que tenham queratina, colágeno, aminoácidos ou ceramidas.

O cronograma capilar com disciplina e paciência

Os resultados não aparecem do dia para a noite, mas sim com o uso contínuo e adequado dos produtos. Lembre-se também de respeitar o tempo de pausa de cada máscara e de enxaguar bem os cabelos após cada aplicação. Evite também usar produtos com sulfatos, silicones ou parabenos, pois eles podem prejudicar a saúde dos seus fios.

Avalie os resultados do cronograma capilar periodicamente e fazer os ajustes necessários

Observe como o seu cabelo reage a cada etapa e se ele precisa de mais ou menos hidratação, nutrição ou reconstrução. Se o seu cabelo estiver muito rígido ou quebradiço, pode ser sinal de excesso de reconstrução; se estiver muito oleoso ou pesado, pode ser sinal de excesso de nutrição; se estiver muito ressecado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima